sábado, 16 de julho de 2011

A casa das sete mulheres e O tempo e o vento

Estou lendo a trilogia O Tempo e o Vento do Erico Verríssimo. Ao mesmo tempo, estou assistindo A Casa das Sete Mulheres no youtube. O legal é que a lenda da teiniaguá e a questão da farroupilha ( Bento Manuel e Bento Gonçalves) se encontram nas duas histórias.
Vocês sabiam que a Anita e o Garibaldi realmente existiram? E que a primeira é uma das heroínas nacionais, por ter entrado na Guerra da Farroupilha? 
Vale a pena conferir. Eu estou adorando.

A lenda do Rei Arthur

Quem nunca ouviu falar dessa lenda? Pois é. Li esse texo e pensei ser super legal para colocar no blog.
Espero que gostem.

O Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda


"Que a Alma Medieval ilumine meus pensamentos com luzes e cores élficas e que a força de minhas palavras seja como a daquele que tirou a espada da pedra..."



Quem foi o Rei Arthur?

Segundo o autor Jorge Augusto Senger, Ambrosios Aurelianos talvez seja a verdadeira identidade do rei Arthur,rei este predestinado por um mago , protegido pela mão de Avalon e fiel a Jesus Cristo.
Em outros tempos as Ilhas Britânicas eram muito disputadas por povos de diversas origens.Quando o grande general Júlio César ali chegou, em 56aC as legiões romanas enfrentaram habitantes orgulhosos de suas tradições - os bretões, um povo celta que duzentos anos antes havia migrado do continente para aquelas ilhas inóspitas, se refugiando do domínio e expansão romana.
Entretanto, os bretões não foram deixados em paz por muito tempo, enfraquecido por disputas internas e com uma preocupação frequente com as invasões germânicas em suas fronteiras, o grande Império deixou a Britania esquecida.
Porém, o processo migratório estava iniciado, e grandes hordas de povos germânicos e escandinavos se encaminharam para tomar posse da Europa Antiga,valendo-se da agonia romana , expulsando e desapropiando seus antigos moradores,inclusive os bretões.
Ainda segundo este autor "Alguns valentes, no entanto, levantaram-se contra os invasores. Vortigern, Hen gist,Horsa, Port, Cerdice "o último dos romanos", Ambrosios Aurelianos, são alguns dos heróis da resistência aos anglos e saxões de que temos notícia. Foram todos derrotados, mas sua atitude destemidadiante de um inimigo muito superior tornou-os legendários."
Destacou-se assim, Ambrosios Aurelianos, talvez descendente de uma aristocrática família romana, que tendo lutado com os bretões, teve seus feitos transmitidos oralmente de geração em geração,tomando proporções fabulosas, dignas de um mito. Quando a cultura celta passou a ser registrada , esse personagem já era referido como entidade divina, sob o nome de Artor. Tendo sido evangelizados os bretões não abandonaram suas crenças, e por tempos os elementos da fé cristã e celta conviveram em seus espíritos.



" A história de Artur, afinal, é a história de um povo subjugado e incorporado à cultura de civilizações materialmente superiores. Mas os celtas eram poetas e acreditavam na imortalidade da alma. Portanto eles venceram : Artur sobrevive com um dos mais poéticos personagens da literatura de aventura de todos os tempos."
Thomas Malory

O Mago Merlin e o Rei Artur


Merlin era um título dado ao sacerdote mais graduado na religião antiga. Merlin era como se fosse o representante masculino da Deusa, ele juntamente com a Sacerdotisa de Avalon, formavam o elo entre a magia e os humanos. Na lenda , Merlin é o Taliesin grande articulador e conselheiro do reino de Ambrósio e Uther Pendragon.
Já no reino de Artur ele participou apenas no início, criandoo futuro rei longe de seus pais e dentro da antiga religião de Avalon. O Mago Merlin conhecia os mistérios do céu e da terra, da vida e da morte, dos homens e dos deuses.Todos, porém o reconheciam como um dos homens mais sábios dos tempos imemoriais.
Dizia-se que vivia em meio as brumas de Avalon, uma ilha no meio de um lago, que abrigava um reino misterioso, o antigo país das fadas.


A Rainha Guinevere

Guinevere a prometida do rei Artur, casou-se muito jovem sem conhecer seu futuro marido, veio acompanhada de um generoso dote, o que foi decisivo para o rei aceitá-la. Entretanto, as vesperas do casamento Artur ao vê-la encantou-se pela moça, porém o coração de Gwen já pertencia a Lancelot, o principal aliado de Artur.
Ela viveu dias felizes em Camelot, mas seu amor proibido por Lancelot a torturava tornando-a fria e vingativa.A rainha era muito católica e fez com que o rei Artur trocasse a bandeira do Pendragon pela cruz do cristianismo, com isso criou o início da decadência do reinado do marido e seu rompimento com o mundo de sua mãe: Avalon.


Lancelot


Lancelot era filho de Viviane, a sacerdotisa de Avalon , o melhor guerreiro da Távola Redonda , e o Mestre de Armas de Artur. Ele mantinha vínculos com Avalon, porém não seguia a religião da mãe, também não era ligado aos cultos religiosos, embora pertencesse a linhagem real.
Lancelot era apaixonado por Guinevere antes desta se tornar rainha, e mantinha com ela encontros furtivos e apaixonados, era o mais valoroso cavaleiro do rei , mas o seu romance com a rainha foi descoberto pelos cavaleiros da Távola Redonda, depois disso ele foi expulso do reino de Artur e nunca retornou.


Morgana das Fadas


Morgana era a irmã mais velha de Artur, foi criada em Avalon como uma sacerdotisa, ela estava predestinada a ser a próxima Senhora de Avalon. Foi convocada por Viviane para a cerimônia do Gamo-Rei, onde Morgana foi dada ao irmão Artur em nome da deusa, abandonou Avalon após descobrir isso. Desse encontro teve um filho com o irmão ,Mordred que foi criado longe de Camelot ,mas que volta e torna-se o conselheiro do rei e muito mais tarde seu substituto. Morgana morre velha e exilada em Avalon, mundo esse que se perdeu para sempre nas brumas.


Camelot




Camelot era o reino do Rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda. A grande fortaleza foi criada depois que Artur expulsou os saxões de sua terra. Antes a base de seu reino era Tintagel.
Em Camelot , Artur construiu a Távola Redonda e instituiu a ordem dos cavaleiros da Távola (homens feitos cavaleiros por Artur) onde todos reuniam-se , e tomavam as decisões em torno de uma grande mesa redonda,sem quebras, simbolizando a igualdade entre os presentes. Dessa forma o reinado de Artur teve paz e calmaria por longos anos.



Adooooro deuses antigos !

Para quem gosta muito de civilizações antigas, vou postar dois textos sobre os deuses da Grécia Antiga e do Antigo Egito. Vale a pena conhecer por curiosidade.
Afinal, quem não gosta de múmias e deuses gregos?
Adooro !

Deuses Egípcios



O Antigo Egito era governado por faraós que, além de monarcas, eram considerados deuses.
Esses reis são divididos em dinastias que se sucederam nas várias épocas da história egípcia. Durante esse período esteve dividido em Baixo Egito e Alto Egito, sendo governado por dois faraós diferentes, após a unificação o faraó passou a ostentar as coroas de ambos os reinos juntas.


O faraó era a personificação dos deuses, também cultuado por seu povo




Osíris
Irmão de Seth e marido de Ísis, é o filho primogênito de Geb(terra) e Nut(céu) e por isso teve o direito de governar o trono do Egito. Seu irmão Seth, por inveja destrói Osíris e espalha seus pedaços por todo o Egito. É representado em forma de múmia, com uma coroa branca, plumas e chifres.

Ísis
A deusa mais popular do Egito, ela representava a magia e os mistérios daquela região, a mãe perfeita em sua dedicação. É representada como uma mulher que costuma carregar inscritos sobre sua cabeça os hieróglifos referentes ao seu nome.

Anúbis
Conduzia as almas para Osíris julgá-las. Era o senhor da Terra do Silêncio do Ocidente, a terra dos mortos, o preparador do caminho para o outro mundo.

Horus
É uma divindade solitária relacionado ao juízo das almas no mundo inferior, apresentando as almas ao Juiz Divino. Era considerado idêntico e feito da mesma substância de seu pai, Osíris.

Hathor
É a deusa-vaca, símbolo do Céu; era representante do sexo feminino, da alegria, do amor, da fecundidade e do prazer.

Maat
Representa o equilíbrio , a harmonia do universo e personifica a justiça, protegendo os tribunais.

Neftis
Irmã de Ísis e, junto com ela, representava o aspecto dual da natureza; Ísis representava o bem e Neftis o mal.

Ptah
Era o deus protetor da antiga capital do Egito, Mênfis, sendo o criador das artes.

O primeiro dos deuses, criado a partir do Caos Inicial, emergiu da escuridão numa flor de lótus. Também conhecido como Amon-Rá, o Deus Sol.

Seth
Deus que simbolizava o lado escuro de Osíris, o mesmo que o Adversário, o lado malígno contrapondo-se a Osíris. Matou seu irmão Osíris numa luta pelo poder no Egito.

Thoth
Deus da sabedoria e do mistério, o deus escrevente; o juíz, cuja sabedoria e autoridade é marcante sobre todos os outros deuses. Anota os pensamentos, palavras e ações dos homens durante a vida e as pesa na balança da justiça divina.

Selkhet
Deusa da morte tinha como símbolo um escorpião na cabeça e providenciava alimentos para os mortos.






DEUSES DO OLIMPO


No início havia somente o CAOS. Então do nada apareceu o Érebo, o lugar desconhecido onde habitam os mortos e a Noite. O resto era vazio, silencioso, infinito, escuro. Então de alguma maneira Eros nasceu começando uma ordem. De Eros vieram a Luz e o Dia. Um vez que havia Luz e Dia, Gaia, a terra, apareceu. Érebo dormiu com a Noite, que teve dele Éter, a luz divina, e ao Dia, a luz terrena. A Noite sozinha porduziu Perdição, Destino, Morte, Sono, Sonhos, Nemesis e outros e vêm ao homem atravéz da escuridão.
Inicialmente Gaia era a divindade suprema, adorada pelos povos agricultores anteriores aos bárbaros invasores que deram origem ao povo grego. Ela é a deusa-mãe de mil nomes, representação do princípio universal doador e nutridor da vida.
De Gaia foram gerados espontâneamente Pontos (o mar) e Urano (o céu), que também a desposaram dando origem a uma série de deuses.
Os deuses mais importantes viviam eternamente em um local que chamavam de Olimpo. Primitivamente, essa morada era localizada no alto do Monte Olimpo, na Tessália, mas logo passou a ser situada entre as nuvens, em algum misterioso lugar do céu, e a palavra "Olimpo" tornou-se uma verdadeira abstração.
Dentre os principais deuses olímpicos, doze eram mais importantes e mais poderosos que os demais: seis filhos do titã Cronos, seis filhos de Zeus, e uma deusa, Afrodite, de origem um pouco controvertida.
A lista variava um pouco, mas o mais aceito incluía Zeus, Hera, Deméter, Poseídon, Afrodite, Atena, Ares, Hefestos, Apolo, Ártemis, Hermes e Dionisos. Havia também um décimo-terceiro deus de igual nível, Hades, que não vivia no Olimpo e sim em seu reino, o mundo subterrâneo.
No Olimpo, os deuses passavam o tempo em maravilhosos palácios, eternamente em festa. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites.

Nem mesmo os ventos, a chuva ou a neve perturbavam a placidez e a tranqüilidade dos deuses eternos e bem-aventurados.

CRONOS
Cronos era um deus ao qual se atribuiam funções relacionadas com a agricultura. Na mitologia grega ele era filho de Urano e de Gaia. Incitado pela mãe e ajudado por seus irmãos, os Titãs, castrou o pai, o que separou o céu da terra, tornando-se assim o primeiro Rei dos Deuses. Seu reinado era ameaçado por uma profecia, segundo a qual um de seus filhos o destronaria. Dessa forma, devorava todos os filhos que Réia lhe dava.Porém Réia conseguiu salvar seu filho

ZEUS
Zeus, filho de Cronos e Réia, ao crescer, arrebatou o trono do pai, conseguiu que ele vomitasse os outros filhos, ainda vivos, e o expulsou do Olimpo. Como Cronos simbolizava o tempo, Zeus ao derrotá-lo, conferira imortalidade aos deuses. Zeus do céu e regente dos deuses do Olímpo, foi considerado o pai dos deuses e dos mortais. Era seu pai no sentido de ser o protetor e regente tanto da família do Olimpo quanto da raça humana. Era o senhor do céu, o deus da chuva e o que detinha o terrível trovão.

AFRODITE
Afrodite(Vênus), Deusa do amor e da beleza. É dita como sendo filha de Zeus e Dione, mas também que teria nascida da espuma do mar e seu nome quer dizer "erguida da espuma".Esposa de Hefaísto(deus das artes manuais), e tinha como amante Ares(deus da guerra). Era rival de Perséfone(rainha do mundo subterrâneo), pelo amor do belo Adônis. A Guerra de Tróia diz respeito a ela.

HERA

Rainha dos deuses, filha dos Titãs Cronos e Réia, irmã e esposa de Zeus, Hera era deusa que protegia o casamento e as mulheres casadas. Era mãe de Ares(deus da guerra), Hefaístos(deus do fogo), Hebe(deusa da juventude) e Eileitia(deusa do parto). Era uma esposa ciumenta, que frequentemente perseguia as amantes de Zeus e seus respectivos filhos. Ela nynca esquecia uma ofensa e era conhecida por sua natureza vingativa. Zangada com o príncipe`Páris por preferir Afrodite a si, ajudou os gregos na Guerra de Tróia e não sossegou até que a mesma fosse destruida.


DEMETER
Era a deusa da semeadura e da colheita, irmã de Zeus. Mãe de Perséfone. Ficou profundamente abalada quando sua filha foi levada por ao mundo de Hades. Em sua tristeza, não permitiu que a terra produzisse mais nada enquanto não tivesse sua filha de volta. Finalmente Zeus concordou que ela deveria voltar, com a condição de não comer nada em Hades. Mas ao oferecer a ela uma romã, Persefone comeu alguns grãos. Então ficou decidido que ela passaria metade do ano com Hades e outra metade com sua mãe. Quando ela ficava lá, na terra era inverno e quando ela voltava a primavera reinava na terra.

ATENA

Deusa da sabedoria, filha de Zeus e de sua primeira mulher, Métis, deusa da prudência. Armada e coberta com o elmo do saber. Ganhou de presente o templo mais importante, o Partenon, por ter dado de presente aos atenienses a árvore da oliveira. Era principalmente a deusa das indústrias, das artes, das artes agrícolas, do artesanato feminino, da arte de tecer e fiar. Era frequentemente associada a coruja.


APOLO

Filho Zeus e Leto, filha de um Titã. Considerado o deus da profecia e concedia esse dom aos mortais que ele amava, como Cassandra, a princesa de Tróia. Era músico e encantava os deuses com seu desempenho com a lira. Era também um arqueiro-mestre e excelente corredor. Era o deus mais belo do Olímpo e protegia os jovens rapazes.


ARTEMIS

Uma das principais deusas. Era a filha de Zeus e de Leto, irmã gêmea de Apolo. Era a caçadora-chefe dos deuses e a deusa da caça e dos animais selvagens. Era a guardiã das virgens e das mulheres jovens.

HADES
]
Senhor do reino subterrâneo, acreditava-se, que com seu carro viesse ao mundo para buscar as almas dos mortos. Somente ele tinha o poder de restituir a vida de um homem, porém utilizou-se desse poder pouquíssimas vezes, a pedido da esposa Persefone. Era o deus das riquezas porque dominava nas profundezas da terra. Filho de Cronos e Réia, irmão de Zeus e Poseidon.


HERMES
Mensageiro dos deuses, filho de Zeus e de Maia, a filha do Titã Atlas. Como servente especial de Zeus, Hermes tinha sandálias com asas, um chapéu alado. Possuia poderes mágicos sobre o sono e os sonhos. Irmão de Apolo e


POSEIDON

Poseidon, deus do mar, filho dos Titãs Cronos e Réia, irmão de Zeus e Hades. Marido de Anfitrite. É representado por uma figura majestosa, segurando um tridente e acompanhado por golfinhos.

A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza. O povo grego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relações entre os humanos e os deuses eram amigáveis. Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.

DEUSES DO OLIMPO