Espero que gostem.
O Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda
"Que a Alma Medieval ilumine meus pensamentos com luzes e cores élficas e que a força de minhas palavras seja como a daquele que tirou a espada da pedra..."

Quem foi o Rei Arthur?

Segundo o autor Jorge Augusto Senger, Ambrosios Aurelianos talvez seja a verdadeira identidade do rei Arthur,rei este predestinado por um mago , protegido pela mão de Avalon e fiel a Jesus Cristo.
Em outros tempos as Ilhas Britânicas eram muito disputadas por povos de diversas origens.Quando o grande general Júlio César ali chegou, em 56aC as legiões romanas enfrentaram habitantes orgulhosos de suas tradições - os bretões, um povo celta que duzentos anos antes havia migrado do continente para aquelas ilhas inóspitas, se refugiando do domínio e expansão romana.
Entretanto, os bretões não foram deixados em paz por muito tempo, enfraquecido por disputas internas e com uma preocupação frequente com as invasões germânicas em suas fronteiras, o grande Império deixou a Britania esquecida.
Porém, o processo migratório estava iniciado, e grandes hordas de povos germânicos e escandinavos se encaminharam para tomar posse da Europa Antiga,valendo-se da agonia romana , expulsando e desapropiando seus antigos moradores,inclusive os bretões.
Ainda segundo este autor "Alguns valentes, no entanto, levantaram-se contra os invasores. Vortigern, Hen gist,Horsa, Port, Cerdice "o último dos romanos", Ambrosios Aurelianos, são alguns dos heróis da resistência aos anglos e saxões de que temos notícia. Foram todos derrotados, mas sua atitude destemidadiante de um inimigo muito superior tornou-os legendários."
Destacou-se assim, Ambrosios Aurelianos, talvez descendente de uma aristocrática família romana, que tendo lutado com os bretões, teve seus feitos transmitidos oralmente de geração em geração,tomando proporções fabulosas, dignas de um mito. Quando a cultura celta passou a ser registrada , esse personagem já era referido como entidade divina, sob o nome de Artor. Tendo sido evangelizados os bretões não abandonaram suas crenças, e por tempos os elementos da fé cristã e celta conviveram em seus espíritos.

" A história de Artur, afinal, é a história de um povo subjugado e incorporado à cultura de civilizações materialmente superiores. Mas os celtas eram poetas e acreditavam na imortalidade da alma. Portanto eles venceram : Artur sobrevive com um dos mais poéticos personagens da literatura de aventura de todos os tempos."
Thomas Malory

O Mago Merlin e o Rei Artur
Merlin era um título dado ao sacerdote mais graduado na religião antiga. Merlin era como se fosse o representante masculino da Deusa, ele juntamente com a Sacerdotisa de Avalon, formavam o elo entre a magia e os humanos. Na lenda , Merlin é o Taliesin grande articulador e conselheiro do reino de Ambrósio e Uther Pendragon.
Já no reino de Artur ele participou apenas no início, criandoo futuro rei longe de seus pais e dentro da antiga religião de Avalon. O Mago Merlin conhecia os mistérios do céu e da terra, da vida e da morte, dos homens e dos deuses.Todos, porém o reconheciam como um dos homens mais sábios dos tempos imemoriais.
Dizia-se que vivia em meio as brumas de Avalon, uma ilha no meio de um lago, que abrigava um reino misterioso, o antigo país das fadas.

A Rainha Guinevere
Guinevere a prometida do rei Artur, casou-se muito jovem sem conhecer seu futuro marido, veio acompanhada de um generoso dote, o que foi decisivo para o rei aceitá-la. Entretanto, as vesperas do casamento Artur ao vê-la encantou-se pela moça, porém o coração de Gwen já pertencia a Lancelot, o principal aliado de Artur.
Ela viveu dias felizes em Camelot, mas seu amor proibido por Lancelot a torturava tornando-a fria e vingativa.A rainha era muito católica e fez com que o rei Artur trocasse a bandeira do Pendragon pela cruz do cristianismo, com isso criou o início da decadência do reinado do marido e seu rompimento com o mundo de sua mãe: Avalon.

Lancelot
Lancelot era filho de Viviane, a sacerdotisa de Avalon , o melhor guerreiro da Távola Redonda , e o Mestre de Armas de Artur. Ele mantinha vínculos com Avalon, porém não seguia a religião da mãe, também não era ligado aos cultos religiosos, embora pertencesse a linhagem real.
Lancelot era apaixonado por Guinevere antes desta se tornar rainha, e mantinha com ela encontros furtivos e apaixonados, era o mais valoroso cavaleiro do rei , mas o seu romance com a rainha foi descoberto pelos cavaleiros da Távola Redonda, depois disso ele foi expulso do reino de Artur e nunca retornou.
Morgana das Fadas
Morgana era a irmã mais velha de Artur, foi criada em Avalon como uma sacerdotisa, ela estava predestinada a ser a próxima Senhora de Avalon. Foi convocada por Viviane para a cerimônia do Gamo-Rei, onde Morgana foi dada ao irmão Artur em nome da deusa, abandonou Avalon após descobrir isso. Desse encontro teve um filho com o irmão ,Mordred que foi criado longe de Camelot ,mas que volta e torna-se o conselheiro do rei e muito mais tarde seu substituto. Morgana morre velha e exilada em Avalon, mundo esse que se perdeu para sempre nas brumas.

Camelot

Camelot era o reino do Rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda. A grande fortaleza foi criada depois que Artur expulsou os saxões de sua terra. Antes a base de seu reino era Tintagel.
Em Camelot , Artur construiu a Távola Redonda e instituiu a ordem dos cavaleiros da Távola (homens feitos cavaleiros por Artur) onde todos reuniam-se , e tomavam as decisões em torno de uma grande mesa redonda,sem quebras, simbolizando a igualdade entre os presentes. Dessa forma o reinado de Artur teve paz e calmaria por longos anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário